quarta-feira, 22 de junho de 2011

Maquiagem para pele madura

Quem foi que disse que é impossível continuar linda depois de uma certa idade? Com os truques de maquiagem certos você pode esbanjar beleza aos 50, 60, 70... Basta querer!



Com o passar dos anos as agressões externas fazem que a pele perca o tônus e o contorno. As rugas vão começando a aparecer. Só de pensar por esse lado já devemos imaginar, não se pode maquiar da mesma forma uma mulher de 25 e outra de 60.

COMO PREPARAR A PELE MADURA
A palavra chave na maquiagem para peles maduras é naturalidade. Hidrate bem a pele antes de começar a maquiá-la. A base deve ser bem leve, de preferência hidratante. As líquidas são as que funcionam melhor, bases pesadas como duocake podem craquelar na pele ressaltando as marcas de expressão e o pancake vai roubar ainda mais a luminosidade do rosto, uma vez que possui cobertura seca. Pode-se usar uma base um tom (e eu disse UM tom! Não 2 ou 3, só 1!) mais claro do que a pele para iluminar o rosto. O corretivo deve seguir a mesma linha da base, prefira  os líquidos.

Agora vamos falar do pó facial e compacto...

Deve ser usado com muita cautela, em excesso vai destacar (e muito!) as linhas de expressão. Dê preferência aos pós soltos, que possuem a textura mais fina que os compactos e nunca aplique-o abaixo dos olhos, região onde a pele é muito fina e tende a ter mais rugas. Pincéis dão um acabamento mais leve e bonito do que as tão usadas esponjas.

OS OLHOS
As sombras escuras tendem a envelhecer a mulher de pele madura. Eu indico as sombras que imitam as cores do contorno dos olhos como bege para iluminar e marrom para dar profundidade ao canto externo dos olhos. Esfumar um pouco de preto (apenas no canto externo!) bem de leve também funciona. Só para vocês entenderem:


Uma sombra clara neutra iluminando e uma sombra preta apenas no canto externo, aplicada de forma que levante o olhar. Esse make eu fiz na minha mãe, ela tem uma pele ótima. No caso de mulheres de pele mais madura a aplicação da sombra escura não deve ultrapassar essa linha amarela justamente para causar essa ilusão de que deu um "up" no olhar. Evite brilhos e cintilâncias, elas destacam as marcas de expressão, prefira sombras opacas ou acetinadas para iluminar.

O uso de delineadores líquidos deve ser evitado, uma vez que seu acabamento meio "plástico" acaba dando um aspecto muito artificial na pele mais madura, além de ser super difícil de aplicar devido as ruguinhas que costumam dar "o ar da graça" no local. Ao invés disso delineie os olhos com um pincel delineador levemente umedecido e sombra preta ou marrom, fica bem legal! Finalize com curvex e 2 ou 3 camadas de rímel.

OS LÁBIOS

Amei o batom!


É bom que se use antes do batom um lápis para delineá-los, isso ajuda a realçar o contorno e segurar o batom para que ele não se deposite nas linhas ao redor da boca. Tons de pêssego, terracota, bronze, rosa queimado e nude funcionam bem. Não use gloss. Batons hidratantes são uma ótima pedida!

AS SOBRANCELHAS
Quando for corrigir as falhas dê uma leve arqueda no desenho para rejuvenescer o olhar.

O BLUSH
Para peles maduras gosto de tons de malva, bronze, caramelo e terracota. A textura deve ser em pó e de preferência aveludada ou opaca.

Vou deixar uma inspiração para vocês:




Acho a Meryl Streep super elegante! Mulheres maduras, espelhem-se nela! CLASSUDA!!! 

Já falei demais né! Por hoje é isso, espero que tenham gostado das dicas!

Deixe seu comentário. Bjos e até a próxima!!

2 comentários:

  1. Curti muito as dicas. Eu acho as peles maduras as mais complicadas na hora de maquiar.

    Um pequeno exagero é o suficiente para envelhecer ainda mais a pessoa.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. É verdade, todo cuidado é pouco, afinal ninguém quer parecer mais velha né?!
    Bjos!

    ResponderExcluir