sexta-feira, 1 de abril de 2011

Como identificar e cuidar da forma correta o seu tipo de pele




OLEOSA, MISTA, NORMAL OU SECA???? QUAL É O SEU TIPO DE PELE??????

É imprescindível que todas nós saibamos qual é o nosso tipo de pele para que possamos escolher a melhor maneira de cuidarmos do nosso rosto no dia a dia, e até mesmo para escolhermos o melhor cosmético. A seguir vou postar para vocês dicas para que vocês possam aprender a reconhecer o seu tipo de pele:

PELE NORMAL OU EUDÉRMICA:
A pele normal é aquela que todo mundo queria ter!!! Os poros não são abertos em nenhuma região do rosto, a pele é totalmente macia e aveludada, possui uma boa coloração e as espinhas não costumam dar o ar da graça. Ou seja, sonho de consumo!!! Mas infelizmente poucas pessoas possuem esse tipo de pele.
Como cuidar: A pele normal é praticamente "autocuidante" (Gostou da expressão? Vou mandar a sugestão para o Aurélio). Tudo o que você precisa fazer é ter uma alimentação que inclua frutas, verduras e legumes, praticar exercícios físicos regularmente e dormir bem, ou seja, fazer o que qualquer pessoa normal deve fazer para ter uma boa qualidade de vida e de quebra uma pele bonita!
Cuidados diários: Para limpar a pele você deve usar diariamente um sabonete líquido, de preferência neutro para não agredir a pele, em seguida um hidratante e é claro: o protetor solar! Não é necessário que se use tônicos faciais diariamente.
Para fazer a cobertura da pele: Base líquida ou Pancake são boas opções.


PELE SECA OU ALÍPTICA:
É uma pele muito sensível tanto ao sol quanto ao frio. Possui uma textura fina e áspera ao toque, os poros são praticamente invisíveis. Devido à sua falta de elasticidade é a pele mais propensa a rugas e envelhecimento precoce. Se descama facilmente. As glândulas sebáceas desse tipo de pele tem um funcionamento deficiente.
Como cuidar: Em primeiro lugar beba muuuita água, no mínimo 2 litros por dia!!!!  Dê preferência aos alimentos ricos em vitamina E (arroz integral, óleos vegetais e germe de trigo) e ácidos graxos ômega 3 e 6 (presentes em algune peixes).
Cuidados diários: Sabonetes em barra e tônicos a base de álcool devem ser abolidos. Use cremes mais espessos, eles criam uma camada de proteção sob a superfície da pele diminuindo a perda de água.
Para fazer a cobertura da pele: Prefira bases líquidas que possuem uma textura mais fina. Não use Pancake.


PELE OLEOSA OU LIPÍDICA:
Essa já é bem conhecida de todas nós, acredito! Brilho excessivo e poros dilatados em todo o rosto. No fim do dia dá para fritar um ovo na testa!!! se bem que eu não frito ovo na gordura, faz mal. Esse tipo de pele é a mais propensa a espinhas, cravos e seborréia. Mas quer saber a parte boa? A pele oleosa é mais resistente a agentes agressivos, como sol e envelhecimento precoce!!!
Como cuidar: A pele oleosa deve ser lavada apenas 2 vezes ao dia (sabia que se passar disso a pele pode ficar ainda mais oleosa?) com um gel de limpeza especial para esse tipo de pele. Em seguida use um tônico facial.  Quem pensa que a pele oleosa não precisa de hidratação se engana. Use de preferência um hidratante em gel. Produtos cremosos ou gordurosos devem ser evitados.
Para fazer a cobertura da pele: Para peles oleosas e acnéicas o pancake aplicado com uma esponja umedecida é a melhor opção.

PELE MISTA:
Outro tipo de pele também muito comum em nós brasileiras. É mais oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) e ressecada nas maçãs do rosto e abaixo dos olhos. Pode desenvolver cravos nas regiões oleosas e nos tempos frios está sujeita a descamar.
Cuidados diários: Para a limpeza use um sabonete líquido neutro ou gel de limpeza. O tônico não deve ser a base de álcool. Para hidratar use um produto específico para esse tipo de pele (com dupla ação) ou um em gel.
Para fazer a cobertura da pele: Bases em pó mineral, líquidas oil free ou pancake.


A minha pele é mista, e a sua????  Divida comigo e conte-nos sobre os seus cuidados diários com a sua pele, tem algum segredinho de beleza???? Ai, eu amo saber essas coisas!!! O meu é comer uma maçã por dia, sabia que faz bem para a pele? Ajuda a combater o envelhecimento precoce...

É isso, espero que tenham gostado!
Deixe seu comentário. Bjos e até a próxima!!!

7 comentários:

  1. para minha pele até o protetor solar tem quer em gel.Mas tem um cheiro de alcool.
    Fico parecendo pinguça

    ResponderExcluir
  2. As vezes vc não gostou de uma marca, vê outra, tem uns que são bem fluidos e não tem cheiro de álcool. Minha mãe me mostrou o da Adcos e eu gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns..adorei o post! Conheça meu blog também querida!
    www.blog.priscilabaroni.com.br
    Bêju.

    ResponderExcluir
  4. Adoreiiiiii parabénss!!!Meu segredinho é lavar o rosto com sabonete soapex e hidratar!! E para a make durar mais e ficar linda, passo pedrinhas de gelo em todo o rosto antes de passar a base!
    Bjokas a todas e sigam meu blog tbm! Selma Benevides!

    ResponderExcluir
  5. achei interessante participa do meu blog e repassei a sua informações pros meus seguidores espero qeue nao se importe bjs seguindo vc espero q me siga

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivi, conheci seu blog hoje a adorei, parabéns! Olha, estou com uma dúvida. Meu rosto é da mesma cor que meu colo mas eu sou clara, rs..nem branca nem morena..clara rs. Queria saber qual cor que devo comprar os produtos (pancake, corretivo, pó facial) para não ficar muito escuro nem muito claro. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlinha!

      Fico feliz que esteja gostando do blog : )

      A base certa para a sua pele é aquela que quando você passa, no seu rosto, a cor some. É difícil falar ao certo a cor, cada marca acaba tendo uma tonalidade diferente, mas o ideal é sempre provar na pele antes de comprar!

      Bjos

      Excluir