quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Câncer de pele: Proteja-se desse mal no verão!





Férias, verão, sol, praia... Você está se lembrando do protetor solar?
Você sabia que o câncer de pele é o de maior incidência no mundo? O número de pessoas atingidas pela doença aumenta ainda mais no verão, mas felizmente nem todos os casos são graves e quando diagnosticados a tempo tem cura.

A principal causa para o câncer de pele é a exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente se você possui pele e olhos claros, e é uma pessoa que dificilmente se bronzeia, daquelas que geralmente se queimam. As sardas, embora não sejam uma manifestação do câncer, mostram que  naquela pele existe um terreno fértil para ele. Pessoas negras possuem menor pré disposição, a melanina depositada na pele confere maior proteção, mas isso não quer dizer que estão imunes à doença, também precisam se proteger do sol.

Existem vários tipos de câncer de pele e por isso vários sintomas, mas se você observar em sua pele uma espinha que não sara, uma ferida ou mancha que começou a sangrar ou machucados que não cicatrizam, fique atento e procure um médico.

Previnir ainda continua sendo o melhor remédio, então nesse verão atente-se para as dicas:

- Em primeiro lugar: USE PROTETOR SOLAR com um fator de proteção igual ou superior a 15, além de te proteger do câncer ele também previne o envelhecimento precoce da pele.

-Chapéus e barracas também ajudam a proteger-se do sol, mas isso não quer dizer que você não precisa usar  protetor, a radiação ultra violeta que reflete na areia vai atingir a sua pele e pode te prejudicar.

-O sol fica PROIBIDO no período entre 10:00 e 15:00 horas.

- Proteja o seu rosto com um bloqueador solar específico para essa área, pois ela esta mais sujeita ao câncer devido à grande exposição ao sol.

- Comece a se preocupar com isso desde cedo, 75 % da radiação solar que recebemos durante a vida ocorre nos primeiros 20 anos, embora os sinais se manifestem de maneira mais visível somente após aos 40.

Dica dada, agora é só curtir o que o verão tem de melhor!

Bjos e até a próxima!!!

Um comentário:

  1. rsrsrs
    vivi confesso que o protetor naum faz parte do meu dia a dia..mas vc sabe que tenho me dedicado ultimamente...
    (menos sábado passado)
    kkkkk
    bjus

    ResponderExcluir